Clique para saber mais iPhone 3G terá vários modelos?
O novo iPhone 3G, que ao que tudo indica será lançado em Junho, poderá ter uma aparência «radicalmente diferen...
Telecomunicações
Clique para saber mais Tecnologia do YouTube combate pornografia infantil
A Google adaptou o sistema que bloqueia os vídeos protegidos por direitos de autor no YouT...
Internet
Chocolate amargo previne problemas cardíacos
 publicado em 2005-12-24 16:23:57

Há boas notícias para quem tem o vício do tabaco e da gula. Segundo um estudo publicado na revista Heart, comer um pequeno pedaço de chocolate preto por dia melhora o fluxo arterial e beneficia a saúde vascular.
Chocolate amargo previne problemas cardíacos
Para além de fazer bem à alma, o chocolate preto pode neutralizar o endurecimento das artérias nos fumadores e evitar problemas cardíacos graves, revela um estudo hoje publicado na revista científica Heart, citado pela Lusa.

«Um pedaço pequeno de chocolate preto pode aumentar consideravelmente o consumo de antioxidantes, o que tem um efeito benéfico na saúde vascular», explicaram os investigadores do Hospital Universitário de Zurique.
Para chegar a esta conclusão, compararam os efeitos do chocolate amargo (com 74 por cento de cacau) e do chocolate branco no fluxo arterial de 20 fumadores.
Normalmente, a actividade das células das paredes arteriais e das plaquetas que intervêm na coagulação sanguínea altera-se continuamente nos fumadores, fazendo com que as artérias sejam mais susceptíveis ao estreitamento e endurecimento característicos das doenças coronárias.

Para realizar este estudo, a equipa pediu aos vinte participantes que se abstivessem de consumir alimentos com alto teor de antioxidantes antes de comerem 40 gramas de chocolate. Estes foram depois divididos em dois grupos, sendo que uns comeram chocolate branco e outros chocolate amargo.
Duas horas depois, exames com ultra-sons revelaram que aqueles que tinham comido chocolate preto tinham melhorado consideravelmente o seu fluxo arterial, efeito que se manteria durante oito horas.
As análises mostraram ainda que esse tipo de chocolate reduzira para metade a actividade das plaquetas. Além disso, os níveis de antioxidantes aumentaram rapidamente duas horas depois.
Já a ingestão de chocolate branco não teve quaisquer efeitos nas células do endotélio, nas plaquetas, nem nos níveis de antioxidantes, revela o estudo.

O chocolate preto tem mais antioxidantes do que qualquer outro alimento, embora o vinho tinto, o chá verde, a fruta e os vegetais também sejam ricos em flavonóides, e como tal, alimentos amigos do coração.




Notícias relacionadas:

Clique para saber mais
Mulheres trocam dados pessoais por chocolate
     publicado em 2008-04-16 21:00:58

Clique para saber mais
Chocolate mais estimulante do que um beijo
     publicado em 2007-04-20 15:41:21

Clique para saber mais
Cacau pode proteger contra várias doenças mortais
     publicado em 2007-03-16 10:30:53



   Existe(m) 2 comentário(s) a esta notícia.
 Os comentários em baixo são da inteira responsabilidade dos seus autores. O mundoPT não se identifica com os comentários seguintes.