Clique para saber mais iPhone 3G terá vários modelos?
O novo iPhone 3G, que ao que tudo indica será lançado em Junho, poderá ter uma aparência «radicalmente diferen...
Telecomunicações
Clique para saber mais Tecnologia do YouTube combate pornografia infantil
A Google adaptou o sistema que bloqueia os vídeos protegidos por direitos de autor no YouT...
Internet
Plutão perde categoria de planeta do Sistema Solar
 publicado em 2006-08-24 20:23:25

Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno... e Plutão? Está decidido. A União Astronómica Internacional considera Plutão um "planeta-anão", retirando-lhe a classificação de planeta do sistema solar.
Plutão perde categoria de planeta do Sistema Solar

O futuro de Plutão acaba de ser decidido em Praga, após revelado o veredicto final resultante da votação dos 2.500 astrónomos reunidos na comissão da União Astronómica Internacional (UAI). A decisão final traça assim uma divisão entre os oito planetas do sistema solar e Plutão, obrigando à criação de uma terceira categoria para abranger todos os outros objectos - à excepção dos satélites naturais -, denominados como corpos menores do sistema solar.

Desde a sua descoberta em 1930, que a órbita pouco comum e o tamanho de Plutão têm suscitado opiniões divergentes no seio da comunidade científica. Pelo facto de uma das suas luas - Caronte - ser um pouco maior, há muito que alguns astrónomos defendiam a denominação de Plutão como "planeta-anão" ou "planeta-menor".
Outros sustentavam que este não passava de mera lua que escapou à força gravitacional de Neptuno (corpo com o qual chega a trocar de posição, ao longo do seu movimento de translação à volta do Sol, de 248 anos).

Antes de se ficar a conhecer o veredicto final da UAI, corriam rumores sobre a possibilidade de o corpo, que se encontra na perpétua escuridão, permanecer como o nono planeta do sistema solar - caso viessem a ser integrados mais três novos corpos similares, recentemente descobertos.
A questão primordial centrou-se na própria definição de planeta. Para merecer este status, um corpo celeste deveria orbitar à volta do Sol e possuir massa suficiente para que sua própria gravidade propiciasse um formato esférico.
Assente neste pressuposto, Plutão poderia manter-se com a classificação de planeta, mas deveria ser integrado numa categoria denominada de plutões - corpos que demoram mais de dois séculos a dar a volta ao Sol. Da mesma forma, Caronte (oficialmente considerado o satélite natural) e o corpo celeste gelado, baptizado de 2003 UB 313, seriam plutões. Já Ceres (localizado entre Marte e Júpiter) passaria a ser denominado "planeta-menor" ou "planeta-anão".
Seria pois uma classificação que poderia dividir os planetas como terrestres (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte), gigantes (Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno) e menores (Plutão, Caronte, Xena e Ceres).

Novos horizontes para a classificação do planeta enigmático
Em Janeiro deste ano, a NASA lançou a sonda "New Horizons" para captar, em primeira mão, imagens do Plutão, das suas luas e da cintura de Kuiper. Mas, só em 2015, teremos a oportunidade de ver o Plutão da actual discórdia e, quem sabe, a categoria voltará a pertencer o distante corpo do nosso sistema solar.

Contas feitas e, segundo o veredicto final da UIA, o nosso sistema solar tem apenas oito planetas - Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno - e é constituído por uma nova classe de objectos apelidados de "planetas-anões". Os primeiros membros são Ceres, Plutão e 2003 UB313. Os restantes serão anunciados nos próximos meses ou anos. Plutão é considerado como um importante protótipo da nova classe de corpos denominados "Transneptunianos".


Informação Adicional:
UIA: Veredicto Final
União Astronómica Internacional
XXV Assembleia Geral de Asteronomia
UAI: Proposta de Classificação dos planetas
Plutão
Missão NASA: New Horizons






Notícias relacionadas:

Clique para saber mais
NASA mostra o Sol como nunca o vimos antes
     publicado em 2007-04-24 21:35:00

Clique para saber mais
Encontrada água em planeta fora do nosso Sistema Solar
     publicado em 2007-04-16 09:55:16

Clique para saber mais
Satélite da NASA detecta enorme tempestade estelar
     publicado em 2006-11-10 10:15:10

Clique para saber mais
Portugueses descobrem três planetas
     publicado em 2006-05-22 21:49:41

Clique para saber mais
Sonda europeia entra na órbita de Vénus
     publicado em 2006-04-11 23:46:05

Clique para saber mais
Urano tem um anel azul
     publicado em 2006-04-11 09:52:16

Clique para saber mais
Hubble descobre duas novas luas em torno de Plutão
     publicado em 2005-11-04 06:31:40

Clique para saber mais
UB313 2003 - O 10º planeta do sistema solar
     publicado em 2005-07-29 13:56:41, com 1 comentários

Clique para saber mais
Novo planeta descoberto fora do sistema solar
     publicado em 2005-04-05 06:11:16, com 3 comentários



   Existe(m) 1 comentário(s) a esta notícia.
 Os comentários em baixo são da inteira responsabilidade dos seus autores. O mundoPT não se identifica com os comentários seguintes.